A frase “Put your kids in jiu jitsu before other sports” (Ponha suas crianças no jiu jitsu antes de outros esportes) do multi campeão do Surf, Kelly Slater, foi recebida sem muita surpresa para aqueles que conhecem ou praticam o jiu-jitsu. Para quem não é praticante porém, ou não conhece a filosofia e a prática do verdadeiro ji-jitsu, pode ficar alguma dúvida do porquê dessa certeza.
Essa afirmação na verdade baseia-se em dois aspectos muito fundamentais do jiu-jitsu; o desenvolvimento físico e o desenvolvimento mental!

O desenvolvimento físico!
Quando pensamos em desenvolvimento físico do jiu jitsu, devemos englobar força, agilidade, coordenação motora, resistência cardíaca e respiratória, além da psicomotricidade trabalhada em inúmeras atividades que solicitam o uso equilibrado dos dois hemisférios cerebrais, atenção e memorização!
Pode até ficar difícil entender como o jiu-jitsu pode desenvolver tudo isso, mas o fato é que a prática do jiu-jitsu leva o corpo a realizar movimentos muito refinados, fortes e exaustivos, tudo isso com uma sofisticação e detalhamento para a realização, que só a repetição pode promover! É quase impossível que se realize esses movimentos complexos com total perfeição, sem muita prática. Quando uma pessoa está apta a realizar com perfeição uma sequência de jiu-jitsu, todas essas funcionalidades já estarão alteradas!

Desenvolvimento mental

Quando falamos de Desenvolvimento mental, não estamos falando apenas de atenção, foco, memorização, coordenação fina e capacidades neurológicas, estamos falando também das caracteristicas da personalidade, do condicionamento dos hábitos e construção de valores morais!

No ambiente diário hábitual das aulas de jiu-jitsu infantil da Morumbi Academy, cada frase, explicação, exemplo e conversa casual por parte dos professores e coachs, remete ao uso da boa educação, respeito e boas maneiras. Na rotina de uma aula, são cultivados e exaltados valores morais como coragem, determinação, justiça, honestidade, humildade, justiça, lealdade, paciência e respeito. As crianças recebem como parte de sua instrução preciosos guias de procedimento que a acompanharão para os resto da vida!

Além desse condicionamento de bom comportamento e reconhecimento das bos maneiras, é também cultivado e desenvolvido diáriamente o foco, a disciplina, a persistência positiva e a resiliência. Dessa forma, a criança praticante de jiu-jitsu, fica autoconfisnte, pronta para receber qualquer instrução com muito mais facilidade, tem sólido conceitos do valor da determinação, da busca de resultados à longo prazo, do controle do temperamento e da postura adequada de competição sadia, que sabe perder e sabe ganhar!

Não existe uma outra atividade que desenvolva tão profundamente, todas essas qualidades tão importantes na vida da criança e que com certeza serão mais importantes ainda na vida adulta!